terça-feira, 22 de janeiro de 2013
“Quais são os desafios identificados no modelo racional de tomada de decisão?"
Após o estudo da Unidade Didática – Sistemas de Informação e Tomada de Decisão – responda, em cerca de uma lauda, a seguinte pergunta: “Quais são os desafios que você identifica no modelo racional de tomada de decisão?
Chama-se de modelo racional (de tomada de decisão) ao processo de quatro etapas que ajudam os administradores a ponderar alternativas e escolher a que tiver melhor chance de sucesso. As etapas são: a determinação das origens do problema, a análise dos fatos relevantes ao problema, a avaliação de soluções alternativas, a seleção e a conversão dessa alternativa em ação.
Normalmente, o gerente não possui todas as informações de que necessita para suas decisões. O modelo racional cria uma imagem do tomador de decisões como um supercomputador infalível, mas sabe-se que os seres humanos reais não tomam suas decisões assim. Em vez disso, eles tendem a usar racionalidade limitada e regras empíricas chamadas de heurísticas, deixando que as tendências influenciem suas decisões.
Os gerentes convivem com as informações inadequadas sobre a natureza do problema e suas possíveis soluções, a falta de tempo ou de informações mais completas, as percepções distorcidas, a incapacidade de recordar grandes quantidades de informação e os limites de sua própria inteligência. Eles se satisfazem, ou aceitam a decisão satisfatória que descobrem, ao invés de maximizar, ou continuar procurando até encontrar a decisão ótima.
A realidade oferece situações complexas que desafiam a racionalidade, obrigando aos administradores a se utilizarem de atalhos, baseados em competências pessoais.
Há limites na racionalidade oferecida pelos seus sistemas de informação diante das demandas por decisão. Daí os gerentes se utilizarem dos princípios heurísticos, ou regras empíricas, para simplificar a tomada de decisão.
As heurísticas podem apressar a tomada de decisão, mas proporcionam erros se os indivíduos dependerem demais delas, ou se as contaminarem com idéias preconcebidas e personalismo vaidoso.
Por fim, acrescentam-se aos problemas gerenciais supracitados, o seguinte: a complexidade do mundo em que vivemos, a insuficiência do conhecimento humano, as inconsistências das crenças e preferências individuais, os conflitos de valor entre as pessoas e grupos de pessoas e a insuficiência das computações. Todos eles limitam a racionalidade dos sistemas de informação para uso dos administradores e constituem-se nos desafios do modelo racional para tomada de decisão.
ALAIRTO ALMEIDA CALLAI – Cel
CPAEx/EAD – 7, Turma - 2006
Refr: -Administração Vol. 2, ECEME, 2005/2006, ANTONIO CARLOS DE AZEVEDO RITTO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário