terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ainda atributos estratégicos: Liderança

Há um movimento que cresce, cada vez mais, no meio corporativo. Uma visão dos negócios a partir de preceitos holísticos, o que significa compreender o ser humano não só no seu aspecto profissional, mas principalmente na sua integridade física, mental, emocional e espiritual. Jack Welch (CIO da General Eletric) acredita que o núcleo da liderança afirma-se na capacidade de liberar o poder cerebral de cada pessoa que faz parte da equipe. A chave da vantagem competitiva para o futuro será a capacidade de liderança para criar o modelo organizacional e a arquitetura social que permitam gerar capital intelectual. Segundo Daniel Goleman, autor da teoria da Inteligência Emocional, um líder deve dominar e transitar bem em, pelo menos, duas áreas distintas e igualmente importantes: a) consciência de si próprio – manifestada pela consciência emocional – a maneira como eu sentimentos podem influenciar os outros; confiança em si mesmo – usar seus pontos fortes para transmitir segurança; transparência – não deixar dúvidas quanto a suas posições e conquistar credibilidade; iniciativa – ir atrás das oportunidades ou criá-las, além de ser capaz de tomar as decisões mais difíceis, antes que seus companheiros; e b) consciência social – um líder sem apoio do grupo não é um líder e, para consegui-lo, é necessário desenvolver: empatia – capacidade para conhecer os sentimentos do outro ou do grupo; percepção organizacional – talento para detectar as redes que se formam entre seus liderados e situar cada um deles em uma escala hierárquica, de maneira a otimizar o rendimento de cada um; serviço – um líder jamais deve esquecer que sua função é oferecer e/ou defender um serviço, um produto, uma ideia… A análise dessas manifestações também evidencia a importância da autoridade e do poder na organização e a capacidade que algumas pessoas têm de mobilizar outros indivíduos e convertê-los em seguidores dispostos. A arregimentação do potencial humano está essencialmente calcada na liderança exercida pelo comandante e pela liderança dos diversos níveis de comando da OM no cumprimento da missão, por que toda mudança de mentalidade requer grande esforço e perseverança. Daí buscar-se o comprometimento de todos, pois Gestão da Qualidade no Exército é uma filosofia gerencial que tem como objetivo atender às necessidades das pessoas, ou até mesmo, superar suas expectativas, numa relação em todas as dimensões da qualidade, em particular, na realização profissional dos próprios quadros. Conflitos recentes têm demonstrado que o fator tempo, sobrepuja o fator espaço, assumindo papel cada vez mais importante na obtenção do sucesso ou do fracasso nas operações militares. Neste contexto, surge a necessidade e o conceito de sincronização, no qual as ações são planejadas, coordenadas e ensaiadas de forma que todos os participantes saibam exatamente o que fazer, em determinado momento da ação. Encontra-se aí uma ímpar oportunidade para o exercício da liderança, principalmente, nos escalões mais baixos, de execução, onde está em jogo a vida dos irmãos de armas. No “acumpliciamento” dos militares à nova realidade mundial é fundamental o envolvimento do Alto-comando, e a conscientização de todos militares, dos elevados custos dispendidos no preparo e no emprego da Força. Por isso os fundamentos do PEG-EB precisam ser difundidos a todos níveis, a fim de provocarem, inconscientemente, desejo de apreender, de crescer, e a motivação dos quadros para a educação continuada. Resta saber o que cada um tem feito na preservação do relacionamento com as pessoas que mais se ama... Quanto tempo cada um tem-se disponibilizado para investir no convívio com os seres que tanto preza? (A família). Se tem-se sentido útil à comunidade onde mora? O que se pode fazer para melhorar o ambiente social, familiar, profissional? Se, no quartel, tem desenvolvido o seu lado empreendedor? (Seu crescimento profissional). Conhecer o subordinado e interessar-se por seus sonhos (princípio de comando). ALAIRTO ALMEIDA CALLAI – Cel CPAEx/EAD – 7, Turma - 2006 Refr: -Administração Vol. 2, ECEME, 2005/2006, LUIZ FERNANDO DA SILVA PINTO; -Muito prazer em se conhecer, LAYR MALTA; http://www.planetanews.com/section/117; -A nova liderança, WARREN BENIS; http://pontofuturo.org/home.

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