quinta-feira, 2 de abril de 2015

Aniversário do 5º Centro de Telemática de Área

            Exmo Sr Gen Américo Salvador de Oliveira – Cmt Mil do NE;
Srs oficiais Gen;
Autoridades civis, militares e eclesiásticas;
Srs Cmt OM das guarnições de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes;
Sras e Srs convidados e familiares;
Companheiros do 5º CTA: BOM DIA!
            Há doze anos atrás o Centro de Informática Nr 7 uniu-se ao Serviço Rádio Regional da 7ª RM em cumprimento à Diretriz de Implementação da Secretaria de Tecnologia da Informação - STI, dando origem ao 5º Centro de Telemática de Área, Secretaria essa, que projetou o Comando e Controle do Exército no recém criado Ministério da Defesa.
            Atentos à realidade da época e amparados nos cenários prospectivos, visão de futuro, para o qual o SIPLEX apontava, a informação recebeu a importância que o chamado “Bug do Milênio” exigia. A telemática surgiu pela progressiva utilização dos computadores no campo de batalha, aperfeiçoando processos, e pela necessidade de telecomunicações mais rápidas e flexíveis, necessárias à condução de um volume cada vez maior de dados.
            O 5º CTA é uma Unidade subordinada ao Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), componente do Sistema Estratégico de Comunicações, detentora dos meios de tecnologia da informação, com a missão de integrar o Comando Militar do Nordeste – CMNE – ao Sistema de Comando e Controle (C²) do Exército, enquanto enfatiza o elemento humano como o mais valoroso ativo institucional a ser preservado, motivado e capacitado, para a adoção de uma postura proativa perante os desafios ora vivenciados.
            Uma OM composta de pessoas que, como gente do povo, valoriza seus laços familiares. Daí a família 5º CTA sentir-se parte da 10 Bda Inf Mtz, em virtude da localização de suas instalações; sentir-se membro da 7ª RM/7ª DE, pelos encargos de manutenção dos equipamentos de comunicações, eletrônica e informática das OM apoiadas; e sentir-se, ainda, pertencente à família CMNE, a quem serve, com prioridade, operacionalizando o C2 estratégico, com o mesmo orgulho dos heróis de Guararapes, cujos ideais nos legaram uma nação soberana. PÁTRIA – BRASIL!
As pessoas querem obter do seu trabalho respeito, confiança, oportunidades profissionais, interações com os irmãos de armas, tratamento justo, chance de conquistar uma vida melhor, orgulho do que realizam, a possibilidade de continuar aprendendo e competindo de maneira salutar. Pessoas que estão sempre correndo atrás de novos desafios profissionais, aproveitando as condições que a instituição oferece para o seu próprio crescimento. Daí, informá-las dos planos da Força e como isso pode afetá-las no dia a dia é dever do comando.  Assim procede o nosso Exército e também o 5º CTA. Uma família de farda, perfeitamente integrada à comunidade recifense, que estuda e aprende  as tecnologias aplicadas às redes de comunicações e a novíssima defesa cibernética.
A disseminação do conhecimento e sua consequente transformação em uma diversidade de capacitações, produtos ou serviços, impulsiona o trabalho da OM, reforçando a crença de que compartilhamento de conteúdos melhora o desempenho. Dessa forma, o Centro sente-se estimulado a investir no processo de Gestão do Conhecimento, buscando aperfeiçoar os sistemas de informação e desenvolver talentos que favoreçam a socialização do saber, abrindo espaços para a aprendizagem em equipe, de forma continuada.  Toda vez que se liga um computador na área do CMNE, alguém do CTA entra em combate.
Em nossos lares comemora-se a passagem natalícia, o aniversário, com um pequeno bolo, rodeado por amigos a quem se quer bem, e canta-se o “parabéns pra você”. Exatamente isso que está-se fazendo aqui. Muitos anos de vida e muitas felicidades desejo às pessoas, que compõem o 5º CTA.
Aos amigos do Centro que têm-nos ajudado a prosseguir em nossa missão: obrigado! O diploma que receberam tem valor sentimental e fortalece os vínculos entre irmãos. Aos ex-comandantes e ex-integrantes do CTA, o reconhecimento pelos procedimentos que fortaleceram a marca do Centro e por soprarem a vela do bolo conosco. Aos chefes e comandantes que nos prestigiam com suas presenças, recebam o agradecimento pelo incentivo e apoio, e continuem contando com a pronta resposta, a lealdade e o sigilo de uma organização que trata, rotineiramente, de assuntos sensíveis e dados pessoais.

A todos presentes, familiares dos integrantes do 5º CTA: parabéns! O aniversário é seu por excelência. Peço a Deus q nos abençoe a todos. CIÊNCIA – e TECNOLOGIA
O Cel Callai foi o chefe do 5º CTA no biênio 2009/10

Nenhum comentário: