Resumo
Na atual conjuntura, um dos maiores desafios enfrentado pelas organizações é atrair, reter e gerenciar talentos. Os gestores das empresas da Era do Conhecimento têm forçosamente de
manter um profundo domínio do “know how” de sua organização, de modo a gerir
eficazmente os seus “ativos intelectuais”. Estes gestores necessitam ter em mãos, dados e
informações que lhes permitam gerenciar, desenvolver e melhorar competências individuais
na empresa. Este é um aspecto estratégico numa economia marcada pela escassez de recursos
humanos competentes. Além disso, é de fundamental importância destacar que o
conhecimento sobre essas competências é um importante ativo da empresa e, por isso, sua
formalização, captura e reutilização deve ser sempre incentivada. Este trabalho apresenta uma
proposta de organização deste conhecimento através do uso da Ontologia.
Palavras-chave: ontologia, competência, gestão de competência
Abstract
Nowadays, one of the biggest challenges faced by organizations is how to attract, keep and
manage talents. Managers of companies in the today´s Knowledge Era ought to handle indepth
know how of their own organization in order to manage efficiently their "intellectual
assets". They must have got data and information to be able to manage, develop and improve
individual competence within the company, because it´s a strategic aspect in an economy
tailored by a lack of competent human resources. Besides, it is the utmost important to
highlight that the knowledge about competencies is an important company´s assets, thus, it
must be formalized, seized and recycled. This paper presents a proposal for the organization
of that knowledge within an ontological approach.
Keywords: Ontology; Competence; Competence management.
[...]
3.2.2. Sub-ontologia de Competência
Com base no conceito de competência e partindo do princípio de que competência é
sinônimo de capacitação profissional e que pode ser subdividida nos atributos conhecimento,
habilidade, atitude e valor, esta sub-ontologia deve fornecer subsídios para serem respondidas
as seguintes questões de competência: (i) Quais são os tipos de competência profissional
emTI?; (ii) Que requisitos de conhecimento, habilidades, atitudes e valores são requeridos por
um determinado cargo?; (iii) Que requisitos de conhecimento, habilidades, atitudes e valores
são requeridos para desempenhar uma determinada função?; (iv) Quem na organização possui
determinado conhecimento, habilidade, atitude e valor? Para responder essas questões foram
considerados os conceitos apresentados na seção 2. Além disso, observa-se que o
conhecimento é obtido através da experiência vivida e da formação (básica e especializada)
que o indivíduo tem ao longo de sua vida, e que, a habilidade pode ser nata no ser humano,
mas pode também ser adquirida, e engloba as habilidades básicas, específicas e de gestão.
Assim pode-se decompor a Competência Profissional em TI em Conhecimento,
Habilidade, Atitude e Valor. Todos os conceitos foram definidos em um dicionário de dados
considerando a literatura específica e visando reduzir o risco de ambigüidade na apreensão de
cada termo.
A figura 1 apresenta a ontologia completa definida.
[...]
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