domingo, 7 de julho de 2019

Um Plano de Ação para uma 4ª Subchefia extinta, por AAC



Missão: desenhar o Processo de Apoio da cadeia de valor agregado da 4ª Subchefia do COTER



FICHA AUXILIAR

Processo: GERIR CANAIS DE COMUNICAÇÃO - por meio de um Projeto para implantar a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)
AÇÕES
Passos
Descrição
Decompor o domínio do problema em cadeia de valor
Identificar um modelo de serviços objetivo
Analisar o fluxo do processo de cada subsistema e identificar candidatos a serviços
Definir os componentes que implementarão os serviços
Especificar cada componente de negócio pertencente ao escopo do projeto
Definir os mecanismos para a implementação dos componentes e serviços anteriormente identificados
Fornecer e consumir serviços no padrão web services para geoinformação, OAI, Com Soc, GE, Ciber, e Op Info.
O CDS dividiu seu projeto de Estruturação da 4ª Subchefia em quatro Etapas:
Organizando as ideias:
















Explanação

A primeira Etapa é composta de decomposição do domínio do problema em cadeia de valor, identificando as áreas funcionais, decomposição das áreas funcionais em processos e sub-processos de negócio. Para cada área funcional são identificados os casos de uso de negócio. Os casos de uso são candidatos a serviços. É importante nesta etapa definir os dados de entrada e saída de cada subsistema (MEMORA já fez). A Etapa 2 é a criação de modelo de objetivo, nesta fase do processo deve-se identificar um modelo de serviços objetivo para validar a identificação dos candidatos a serviços feita na etapa anterior, considerando o domínio do negócio (CDS tem os padrões). A Etapa 3 é a análise dos subsistemas, os casos de uso de negócio devem ser refinados em casos de uso de sistema, sendo capazes de suportar os processos de negócios, analisar o fluxo do processo de cada subsistema para identificar os candidatos a componentes de negócio (Fluxos identificados pelo Cel D...). Com os candidatos a serviço definidos, é realizada a Etapa 4 de alocação dos serviços. Neste caso os serviços devem ser alocados de forma a corresponder aos objetivos do negócio. Além disso, são definidos os componentes que implementarão os serviços (TI do COTER). Na Etapa 5 é especificado cada componente de negócio pertencente ao escopo do projeto, incluindo suas regras, serviços e atributos (cada Div/Seç da 4ªSCh). Na Etapa 6 é feito o mapeamento para tecnologia de Middleware (software que viabiliza a integração de aplicações), implicando em definir os mecanismos para a implementação dos componentes e serviços anteriormente identificados (empresa contratada). Para a adoção de SOA é plausível que algumas aplicações sofram atualizações a fim de participar do ambiente orientado a serviços. Talvez seja o caso do Hermes, por exemplo.


Pode-se afirmar que o modelo operacional influencia as tomadas de decisões, pois o foco é nos chefes de Divisão, de modo que as soluções de TI sejam conduzidas pela arquitetura da informação da 4ª Subchefia para o cumprimento da missão (gerir Info Op para Consciência Situacional), alinhadas aos objetivos do planejamento estratégico, para eficácia do SISOMT no preparo, na prontidão e no emprego da F Ter.

O Projeto descreve os passos necessários que facilitem migrar da arquitetura da informação atual para a moderna Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) na Era do Conhecimento, disponibilizando o “Portal da 4ª SCh” para fornecimento e consumo de serviços nas atividades internas de produção e gestão do conhecimento, no padrão web services do governo federal (regulada na e-Ping), permitindo integrar os dados da geoinformação, das informações operacionais, da inteligência, das Op Info, das OAI, das Com Soc, dentre tantas outras, de forma limitada, até que o PROTETOR esteja disponível.
5W2H
PLANO DE AÇÃO DO PROJETO: implantar arquitetura orientada a serviços (SOA)
AÇÃO
QUEM
EXECUTA?
QUANDO?
ONDE?
POR QUE?
COMO?
QUAN-TO?
Decompor o domínio do problema em cadeia de valor
Div Plj e G
Após Reunião de análise dos processos da Memora
Div Plj e G
Para determinar a forma adequada e oportuna da informação estar disponível aos usuários
Por meio de revisão dos processos da Memora
Valor de licitação para empresa com domínio Oracle
Identificar um modelo de serviços objetivo
Todos Ch Div
Após definição do sistema
4ª SCh
Para operacionalizar o sistema
Junto a cada usuário
Analisar o fluxo do processo de cada subsistema e identificar candidatos a serviços
Todos Ch Div
Após estudo de viabilidade dos sistemas analisados
4ª SCh
Obter o melhor desempenho, economizando tempo e recursos
Verificando os sistemas disponíveis no EB e no mercado
Definir os componentes que implementarão os serviços
TI do COTER
Após conhecer as necessidades do sistema
COTER
Para possibilitar as condições de emprego do sistema
Verificando as necessidades de utilização do sistema
Começar com poucos Sv e expandir
Especificar cada componente de negócio
Todos Ch Div
Após conhecer as aplicações para cada usuário
Div Info Op
Ganho de tempo, recurso humano e financeiro
Junto a equipe de Tecnologia da Informação
Custo
homem/h da Empresa contratada
Definir os mecanismos para a implementação dos componentes e serviços
Todos Ch Div e Empresa
Após a adaptação ao novo sistema
4ª SCh
Verificar a operacionalidade do sistema
Junto a cada usuário
Fornecer e consumir serviços no padrão "web services"
Ch Div Info Op
Após realização de testes
Portal da   4ª SCh
Necessidade de avaliação do sistema pelo tomador de decisão
Visualização do sistema



O processo de apoio “gerir canais de Com” será similar ao descrito na caixa de Repositório Consolidado (Data Mart) pelo Administrador de TI da 4ª SCh, usando a rede segregada e o Banco de Dados local para Gerenciamento dos Dados, devendo: - manter o Portal da 4ª SCh.



Onde se lê FRAUDES, leia-se POSSIBILIDADES DE EMPREGO DE TROPA (PET).


















Os processos finalísticos da 4ª SCh poderão ser ensaiados sobre o referido Repositório (até a entrega do PROTETOR): 
 1.REGRAS de Negócio: normas do SINFOTER;
 2.DETECÇÃO: observar os RCN e criar KPI;
 3.PREDITIVOS: depende da expertise do BD;
 4.RELACIONAMENTOS: Ad hoc ao CDCIber;
 5.ANÁLISE TEXTUAL: depende do BD. 

(Este trabalho braçal deverá ser executado, no futuro, de forma sistêmica e automatizada pelo PROTETOR). 
 KPI – indicador chave de desempenho



FICHA AUXILIAR

Processo de Apoio: GERIR CANAIS DE COMUNICAÇÃO - usando Software como Serviço (SaaS)

AÇÕES
Passos
Descrição
Identificar as transações dos Serviços disponibilizados
Identificar a qualidade dos dados no Repositório (Data Mart) do BD da 4ª SCh
Analisar o fluxo dos dados de cada subsistema, identificando os serviços ociosos e sobrecarregados para balanceamento de carga
Testar os componentes dos serviços e comparar com ANS (acordo do nível de serviços) contratados
Atualizar a especificação dos links dos colaboradores, sfc
Otimizar o desempenho dos componentes e dos serviços
Fornecer e consumir serviços por "web services" para as Div e Seç da 4ª SCh por meio do Portal  da 4ª SCh













5W2H

PLANO DE AÇÃO DO PROCESSO DE APOIO: gerir canais de comunicação - usando Software como Serviço (SaaS)
AÇÃO
QUEM
EXECUTA?
QUANDO?
ONDE?
POR QUE?
COMO?
QUAN-TO?
Identificar as transações dos Serviços disponibilizados
Todos
Após configuração da Arquitetura do Banco de dados
Portal da   4ª SCh
Para determinar como o usuário acessa a informação com segurança
Por meio de licitação para empresa com domínio Oracle
Custo
da Solução contratada
Identificar a qualidade dos dados no Repositório (Data Mart) do BD da 4ª SCh
Seção de
Integração
Após definição do sistema
4ª SCh
Para otimizar o sistema
Junto a cada usuário
Analisar o fluxo dos dados de cada subsistema, identificando os serviços ociosos e sobrecarregados para balanceamento de carga
TI do COTER
Após estudo de viabilidade dos sistemas analisados
Div Info Op
Obter o melhor sistema de gerenciamento, economizando tempo, recursos humanos e financeiros
Verificando os sistemas disponíveis no EB e no mercado
Testar os componentes dos serviços e comparar com ANS contratados
Todos usuários e TI do COTER
Após conhecer as necessidades do sistema
COTER
Para possibilitar as condições ideais de emprego do sistema
Verificando o ANS para cada item do sistema
Valor contratado
Atualizar a especificação dos links dos colaboradores, sfc
Div Info Op
Após conhecer as aplicações para cada usuário
Div Info Op
Ganho de tempo, recurso humano e financeiro
Junto a equipe de Tecnologia da Informação
Custo
homem/h
Otimizar o desempenho dos componentes e dos serviços
Todos usuários e TI do COTER
Após a adaptação ao novo sistema
4ª SCh
Verificar a operacionalidade do sistema
Junto a cada usuário
Fornecer e consumir serviços por "web services" para as Div e Seç da 4ª SCh
Ch Div Info Op
Após realização de testes
Portal da   4ª SCh
Necessidade de avaliação do sistema pelo tomador de decisão
Visualização do sistema


Importante conjugar a criação do Banco de Dados da 4ª Subchefia (1) com o desenvolvimento do Projeto de implantação da SOA (2) e a disponibilização do Processo de Apoio de gerir canais de comunicação (3) usando SaaS no Portal.




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