Missão: desenhar o Processo de Apoio da cadeia de valor agregado da 4ª Subchefia do COTER
FICHA AUXILIAR
Processo:
GERIR CANAIS DE COMUNICAÇÃO - por
meio de um Projeto
para implantar a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)
AÇÕES
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Passos
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Descrição
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1º
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Decompor o domínio do problema em cadeia de valor
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2º
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Identificar um modelo de serviços objetivo
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3º
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Analisar o fluxo do processo de cada subsistema e
identificar candidatos a serviços
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4º
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Definir os componentes que implementarão os serviços
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5º
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Especificar cada componente de negócio pertencente ao escopo do projeto
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6º
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Definir os mecanismos para a implementação dos componentes
e serviços anteriormente identificados
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7º
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Fornecer e consumir serviços no padrão web services para
geoinformação, OAI, Com Soc, GE, Ciber, e Op Info.
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O CDS dividiu seu projeto de Estruturação da 4ª Subchefia em quatro Etapas:
Organizando as ideias:
Explanação A primeira Etapa é composta de decomposição do domínio do problema em cadeia de valor, identificando as áreas funcionais, decomposição das áreas funcionais em processos e sub-processos de negócio. Para cada área funcional são identificados os casos de uso de negócio. Os casos de uso são candidatos a serviços. É importante nesta etapa definir os dados de entrada e saída de cada subsistema (MEMORA já fez). A Etapa 2 é a criação de modelo de objetivo, nesta fase do processo deve-se identificar um modelo de serviços objetivo para validar a identificação dos candidatos a serviços feita na etapa anterior, considerando o domínio do negócio (CDS tem os padrões). A Etapa 3 é a análise dos subsistemas, os casos de uso de negócio devem ser refinados em casos de uso de sistema, sendo capazes de suportar os processos de negócios, analisar o fluxo do processo de cada subsistema para identificar os candidatos a componentes de negócio (Fluxos identificados pelo Cel D...). Com os candidatos a serviço definidos, é realizada a Etapa 4 de alocação dos serviços. Neste caso os serviços devem ser alocados de forma a corresponder aos objetivos do negócio. Além disso, são definidos os componentes que implementarão os serviços (TI do COTER). Na Etapa 5 é especificado cada componente de negócio pertencente ao escopo do projeto, incluindo suas regras, serviços e atributos (cada Div/Seç da 4ªSCh). Na Etapa 6 é feito o mapeamento para tecnologia de Middleware (software que viabiliza a integração de aplicações), implicando em definir os mecanismos para a implementação dos componentes e serviços anteriormente identificados (empresa contratada). Para a adoção de SOA é plausível que algumas aplicações sofram atualizações a fim de participar do ambiente orientado a serviços. Talvez seja o caso do Hermes, por exemplo. Pode-se afirmar que o modelo operacional influencia as tomadas de decisões, pois o foco é nos chefes de Divisão, de modo que as soluções de TI sejam conduzidas pela arquitetura da informação da 4ª Subchefia para o cumprimento da missão (gerir Info Op para Consciência Situacional), alinhadas aos objetivos do planejamento estratégico, para eficácia do SISOMT no preparo, na prontidão e no emprego da F Ter. O Projeto descreve os passos necessários que facilitem migrar da arquitetura da informação atual para a moderna Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) na Era do Conhecimento, disponibilizando o “Portal da 4ª SCh” para fornecimento e consumo de serviços nas atividades internas de produção e gestão do conhecimento, no padrão web services do governo federal (regulada na e-Ping), permitindo integrar os dados da geoinformação, das informações operacionais, da inteligência, das Op Info, das OAI, das Com Soc, dentre tantas outras, de forma limitada, até que o PROTETOR esteja disponível.
5W2H
PLANO
DE AÇÃO DO PROJETO: implantar arquitetura orientada a
serviços (SOA)
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AÇÃO
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QUEM
EXECUTA?
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QUANDO?
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ONDE?
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POR QUE?
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COMO?
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QUAN-TO?
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Decompor o domínio do problema em cadeia de valor
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Div Plj e G
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Após Reunião de análise
dos processos da Memora
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Div Plj e G
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Para determinar a forma
adequada e oportuna da informação estar disponível aos usuários
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Por meio de revisão dos
processos da Memora
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Valor de licitação
para empresa com domínio Oracle
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Identificar um modelo de serviços objetivo
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Todos Ch Div
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Após definição do
sistema
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4ª SCh
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Para operacionalizar o
sistema
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Junto a cada usuário
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Analisar o fluxo do processo de cada subsistema e
identificar candidatos a serviços
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Todos Ch Div
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Após estudo de
viabilidade dos sistemas analisados
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4ª SCh
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Obter o melhor desempenho,
economizando tempo e recursos
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Verificando os sistemas
disponíveis no EB e no mercado
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Definir os componentes que implementarão os serviços
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TI do COTER
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Após conhecer as
necessidades do sistema
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COTER
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Para possibilitar as
condições de emprego do sistema
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Verificando as
necessidades de utilização do sistema
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Começar com poucos
Sv e expandir
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Especificar cada componente de negócio
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Todos Ch Div
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Após conhecer as
aplicações para cada usuário
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Div Info Op
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Ganho de tempo, recurso
humano e financeiro
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Junto a equipe de
Tecnologia da Informação
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Custo
homem/h da Empresa
contratada
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Definir os mecanismos para a implementação dos componentes
e serviços
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Todos Ch Div e
Empresa
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Após a adaptação ao
novo sistema
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4ª SCh
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Verificar a operacionalidade
do sistema
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Junto a cada usuário
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Fornecer
e consumir serviços no padrão "web
services"
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Ch Div Info Op
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Após realização de testes
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Portal da 4ª
SCh
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Necessidade de avaliação do sistema pelo tomador de decisão
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Visualização do sistema
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O processo de apoio “gerir canais de Com” será similar ao descrito na caixa de Repositório Consolidado (Data Mart) pelo Administrador de TI da 4ª SCh, usando a rede segregada e o Banco de Dados local para Gerenciamento dos Dados, devendo: - manter o Portal da 4ª SCh.

Onde se lê FRAUDES, leia-se POSSIBILIDADES DE EMPREGO DE TROPA (PET).
Os processos finalísticos da 4ª SCh poderão ser ensaiados sobre o referido Repositório (até a entrega do PROTETOR):
1.REGRAS de Negócio: normas do SINFOTER;
2.DETECÇÃO: observar os RCN e criar KPI;
3.PREDITIVOS: depende da expertise do BD;
4.RELACIONAMENTOS: Ad hoc ao CDCIber;
5.ANÁLISE TEXTUAL: depende do BD.
(Este trabalho braçal deverá ser executado, no futuro, de forma sistêmica e automatizada pelo PROTETOR).
KPI – indicador chave de desempenho
FICHA AUXILIAR
Processo de Apoio: GERIR CANAIS DE COMUNICAÇÃO - usando Software como Serviço (SaaS)
AÇÕES
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Passos
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Descrição
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1º
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Identificar as transações dos Serviços disponibilizados
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2º
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Identificar a qualidade dos dados no Repositório (Data
Mart) do BD da 4ª SCh
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3º
|
Analisar o fluxo dos dados de cada subsistema, identificando
os serviços ociosos e sobrecarregados para balanceamento de carga
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4º
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Testar os componentes dos serviços e comparar com ANS (acordo
do nível de serviços) contratados
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5º
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Atualizar a especificação dos links dos colaboradores, sfc
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6º
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Otimizar o desempenho dos componentes e dos serviços
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7º
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Fornecer e consumir serviços por "web services" para as Div e Seç da 4ª SCh por meio do Portal
da 4ª SCh
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5W2H
PLANO DE AÇÃO DO PROCESSO DE APOIO: gerir canais de comunicação - usando Software como Serviço (SaaS)
AÇÃO
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QUEM
EXECUTA?
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QUANDO?
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ONDE?
|
POR
QUE?
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COMO?
|
QUAN-TO?
|
Identificar as transações dos Serviços disponibilizados
|
Todos
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Após configuração da
Arquitetura do Banco de dados
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Portal da 4ª
SCh
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Para determinar como o usuário
acessa a informação com segurança
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Por meio de licitação para
empresa com domínio Oracle
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Custo
da Solução contratada
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Identificar a qualidade dos dados no Repositório (Data Mart)
do BD da 4ª SCh
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Seção de
Integração
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Após definição do sistema
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4ª SCh
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Para otimizar o sistema
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Junto a cada usuário
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Analisar o fluxo dos dados de cada subsistema, identificando os
serviços ociosos e sobrecarregados para balanceamento de carga
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TI do COTER
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Após estudo de viabilidade
dos sistemas analisados
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Div Info Op
|
Obter o melhor sistema de
gerenciamento, economizando tempo, recursos humanos e financeiros
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Verificando os sistemas
disponíveis no EB e no mercado
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|
Testar os componentes dos serviços e comparar com ANS
contratados
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Todos usuários e TI
do COTER
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Após conhecer as
necessidades do sistema
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COTER
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Para possibilitar as
condições ideais de emprego do sistema
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Verificando o ANS para
cada item do sistema
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Valor contratado
|
Atualizar a especificação dos links dos colaboradores, sfc
|
Div Info Op
|
Após conhecer as aplicações
para cada usuário
|
Div Info Op
|
Ganho de tempo, recurso
humano e financeiro
|
Junto a equipe de
Tecnologia da Informação
|
Custo
homem/h
|
Otimizar o desempenho dos componentes e dos serviços
|
Todos usuários e TI
do COTER
|
Após a adaptação ao novo sistema
|
4ª SCh
|
Verificar a
operacionalidade do sistema
|
Junto a cada usuário
|
|
Fornecer
e consumir serviços por "web
services" para as Div e Seç da 4ª SCh
|
Ch Div Info Op
|
Após realização de testes
|
Portal da 4ª
SCh
|
Necessidade de avaliação do sistema pelo tomador de decisão
|
Visualização do sistema
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