sábado, 2 de junho de 2018
Simulação do Comando e Controle com emprego da realidade aumentada no EB
Espaço de problema está relacionado com o tipo de abordagem de C2 a ser aplicada para a solução de determinados problemas.
O espaço de abordagem de C2 é definido por 3 variáveis que posicionam o tipo de abordagem de C2 em função:
1) da alocação dos direitos de decisão;
2) do padrão de interação entre as entidades (trata da forma de encontros: face-a-face ou virtual; conectividade das infoestruturas; e grau de interoperabilidade existente); e
3) da distribuição da informação.
O espaço de problema, por sua vez, também é definido por 3 variáveis.
A taxa de mudanças se refere à velocidade de mudanças em linhas de contato, nos ambientes político, social e econômico e métodos de combate empregados.
O grau de familiaridade se refere à confiança de que a situação enfrentada é bem entendida, seja pela existência de elementos já encontrados em experiências anteriores, seja pelo predição em planejamentos previamente elaborados. Um exemplo clássico se refere à linha Maginot, concebida para um cenário bem conhecido da guerra de trincheiras da I GGM, e a sua ineficiência diante do emprego não-familiar da Blitzkrieg.
A robustez da posição de informação se refere a quanto a tomada de decisão está informada ou desinformada. Dependendo da situação, pouca informação é suficiente para a tomada de decisão e, se ela estiver disponível com precisão e oportunidade, a posição de informação é forte. Por outro lado, se a situação exige grande quantidade de informação para a tomada de decisão e esta não está totalmente disponível, a posição de informação é fraca. Esta variável, então, é afetada diretamente pela qualidade da informação e pela disponibilidade desta para o decisor.
A origem deste slide é o CCRP (Programa de Pesquisa em Comando e Controle), cuja criação se deveu ao fato de, apesar do superior aparato tecnológico norteamericano, vários fracassos operacionais foram acumulados ao longo dos anos e o DoD decidiu criar o grupo de pesquisa para tentar entender as causas e propor soluções para estas.
O Exército, até 2022, estará totalmente inserido na era do conhecimento (informação/incerteza), onde o espaço de batalha é não linear, ocorrem ações simultâneas em todo o espectro de operações, opera em um ambiente informacional (C4IVR), as operações de informação permitem a obtenção da Superioridade de Informação, e a Consciência Situacional será um dos principais “ativos” para a tomada de decisão;
(Gen Enzo – Diretriz para a Elaboração da Concepção Estratégica do Exército – Seção 5.d.2)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário