terça-feira, 26 de junho de 2018

DIRETRIZ DE COMANDO do BEsCom - 2003, por Alairto Callai - Cmt



Batalhão Escola de Comunicações - Barão de Capanema

1.Os valores morais e espirituais da civilização judaico-cristã expressos na Bíblia devem nortear os relacionamentos entre os militares do Batalhão, principalmente entre os indivíduos de círculos hierárquicos distintos, daí a necessidade de cada comandante conhecer profundamente seus subordinados, interessando-se por seus anseios e estimulando-os em suas limitações, no intuito de fazer justiça e de exercer uma liderança exemplar, de modo a fortalecer os laços de camaradagem nas frações e despertar a confiança nos chefes imediatos.
2.A hierarquia e a disciplina não serão arranhadas sob quaisquer pretextos, por constituírem-se nos pilares da instituição Exército.
3.A perseguição do objetivo deve ser incansável azimute dos procedimentos individuais, pois a vontade do homem em cumprir sua missão deve ser prevalente aos meios alocados e disponíveis.
4.Todos os comandantes nos diversos níveis possuem “poder discricionário” que lhes delega a competência para fazer escolhas e tomar decisões sem a necessidade de justificá-las, no entanto, isso aumenta-lhes a responsabilidade sobre cada uma delas, exigindo que todas as decisões sejam precedidas de acurado estudo de situação.
5. Ao contrário da iniciativa privada, que pode executar tudo que não contrarie a lei, o serviço público federal habilita seus agentes a só realizarem os atos e os fatos administrativos expressamente autorizados em documento normativo. Portanto, os oficiais do Estado Maior/OM e comandantes de SU devem trazer para os despachos todos os dispositivos legais e atuais que irão amparar as decisões de comando.
6.As diretrizes do comandante do Exército, do Comando Militar do Leste (CML), da 1ª Divisão de Exército (1ªDE) e da GUEs/9ªBda Inf Mtz devem ser do conhecimento de todos e utilizadas como referência e amparo à argumentação dos mais diversos documentos expedidos pelo BEsCom. Alguns assuntos são comuns a todas as diretrizes, denotando uma importância extrema atribuída a cada um deles: ação de comando, segurança na instrução, segurança orgânica, manutenção do aquartelamento, gestão da informação, ensino continuado e o cumprimento da missão.
7. Implantar no BEsCom a seguinte visão para o futuro: “Tornar-se uma instituição militar de referência na instalação, na exploração e na manutenção dos sistemas de comunicações empregados no “comando e controle em combate” do Comando Militar do Leste, da 1ª Divisão de Exército e da GUEs/9ªBda Inf Mtz.”
8. Fazer do BEsCom a OM protótipo da 9ªBda Inf Mtz para gestão por processos e no emprego da inteligência competitiva para gerir o conhecimento, fornecendo subsídios ao EME para o Programa de Desenvolvimento da Doutrina da FT (gestão Adm).
9. Estabelecer contratos de gestão, para constituírem-se em indicadores de desempenho da OM, que permitirão:
·       priorizar o desenvolvimento da mentalidade de trabalho em equipe, o espírito de cooperação, a responsabilidade individual e a vontade de apresentar um trabalho com 100% de perfeição na primeira tentativa;
·       estimular a consolidação do espírito de corpo entre as diferentes Seç/SU desta OM, por meio do estabelecimento de metas comuns e ações conjuntas;
·       fornecer a cada militar a noção exata da importância de sua atuação dentro de cada processo no qual tenha papel relevante; 
·       estabelecer sistemas de controles eficientes que possibilitem aumento de produtividade e racionalização de custos;
·       delegar competências, atribuir responsabilidades, estabelecer prazos e prioridades, facilitando o controle sobre o andamento de diversos processos, seus pontos críticos, necessidades adicionais e dificuldades encontradas, gerando conhecimento a fim de fundamentar as decisões futuras;
·       melhorar a divisão do trabalho entre os membros do Batalhão, proporcionando ao comando maior número de oportunidades de observação e critérios objetivos para a avaliação do desempenho do pessoal;
·       aumentar a segurança orgânica da OM;
·       propiciar a inscrição da OM no programa de qualidade do governo federal.
10. Trabalhar sob a inspiração do programa de Gestão pela Qualidade, de modo a avaliar e, consequentemente, aprimorar continuamente a eficácia da atividade-fim do Batalhão, amparada na atividade-meio, com ênfase na manutenção das instalações e preservação do patrimônio;
11. Implantar a forma de expressar a intenção do comandante usando diretrizes de comando (DC) que serão expedidas segundo a necessidade de criarem-se projetos, ou alterarem-se rotinas (atividades), tendo em vista a seguinte filosofia de trabalho: a. pensar grande; b. começar pequeno; c. crescer rápido.
12. Participar da inserção da Força na “Era da Informação Digital” por meio da implementação do sistema de comando e controle do Exército, ficando em condições de receber o material de comunicações, a ser adquirido com os recursos previstos no projeto 5375, e realizar a verificação doutrinária com base nas diretivas do Plano de Tecnologia da Informação (TI), dentre elas:
a. criação de um módulo de ação rápida de comunicações para mobiliar uma SU do BEsCom;
b.  aquisição de material de comunicações, eletrônica e informática para completar o QDMP desta OM;
c.  implementação da segurança da informação pelo uso de placa cripto para rádio HF, na certificação digital para as OM e na EBNet;
d. eventual integração do SISCOMIS ao SIPAM, por meio da antena móvel sob responsabilidade da OM;
e. modernização e integração dos sistemas tático e estratégico de comunicações, sob orientação da DMCEI.
13. Substituir gradualmente, no âmbito do Batalhão, os processos “tramitados em papel” (normalmente via correio, fax e radiograma), por processos “digitais”.
14.  Implementar um Sistema de Informações para Executivos (SIE) em 2003, visando dar capacidade de resposta às questões básicas dos serviços da atividade-fim, inicialmente na Cia EsCom/Bda e na 2ª seção do Btl, que viabilize a gestão por processos e utilize-se, no mais curto prazo:
a. do banco de dados relacionais (Datawarehouse) a ser criado para dados pessoais de nome GIO - gerenciador de informações organizacionais;
b. do ProtWeb distribuído pelo DGP e já funcionando muito bem para despachos rotineiros em várias OM;
c. do fórum de discussões a ser disponibilizado na intranet da OM para assuntos doutrinários de Com e Elt; 
d. do correio eletrônico a ser implantado, usando-se o Outlook Express ou o PAMO, por onde tramitarão os documentos-propostas, estudos de EM e rascunhos;
e. da sala de chat para difusão de informações sem reserva de sigilo, pela internet, sendo acessado de casa, e aproveitando-se o tempo fora do expediente.  Ainda em fase de estudo na configuração do provedor de acesso e de segurança.
15. Empenhar os esforços na recuperação das instalações do quartel, nas seguintes obras e serviços:
a. reforma na rede elétrica externa com a substituição de fiação (Relatório de Vistoria Técnica nº 131, de 27 Nov 00);
b. substituição de toda a rede de esgoto, exceto a lateral (que fica num trecho da Alameda FEB), os dutos do esgoto são antigos, de cerâmica;
c. substituição da rede elétrica do pavilhão de todas as subunidades;
d. substituição do forro da 3ª Seção e Setor de Pagamento de Pessoal;
e. restauração do telhado do pavilhão de comando;
f. substituição das bombas de combustíveis atuais, que são antigas e obsoletas, por outras modernas, como também do tanque de armazenamento de combustível;
g. reforma do telhado dos pavilhões da Cia Cmdo e Sv, (sala de informática e depósitos do encarregado de material/SU);
h. recuperação das janelas, portas e esquadrias de madeira do pavilhão de comando;
i. recuperação dos forros dos pavilhões da Cia Es Com/CML e Cia Es Com/DE.
j. instalação de grades nas janelas e portas das dependências do almoxarifado;
k. instalação de grades na parte interna das janelas da sala de munições a fim de melhorar a segurança da mesma; e
l. levantamento da parede interna existente entre as salas de munição e de tiro.
16. Conselhos úteis-
a. a apresentação individual causa um primeiro impacto positivo ou negativo;
b. seja franco e leal quando lhe for dada a oportunidade de expressar-se, porém seja sensível em ouvir para perceber, no rumo da conversa, a intenção do interlocutor, evitando constranger ou ser constrangido. Sua crítica terá grande repercussão se apresentada na forma de sugestão para superarem-se os óbices;
c. a profissão é sacerdócio, mas a felicidade do homem provém da realização na vida pessoal, que só será alcançada quando o indivíduo percebe que suas atitudes têm a aprovação do grupo, e o justo reconhecimento dos chefes. Invista na otimização do uso do tempo de lazer e no salutar relacionamento do convívio em família, ainda que as condições salariais sejam, no momento, adversas; 
d. experiência se adquire com tempo, por isso respeite a opinião dos mais velhos, e tenha cuidado em não tolher a iniciativa do subordinado. Exija a tomada de decisão dos escalões correspondentes, nas respectivas esferas de atribuição, e posteriormente, faça a análise-pós-ação;
e. não desista de seus sonhos. Faça tudo que puder para alcançá-los e não se envergonhe de pedir ajuda;
f. seja sempre positivo e não se amargure com o sucesso dos outros, certamente, se perseverar, a sua oportunidade chegará;
g. suas reuniões devem ser objetivas e zelar pela eficiência;
h. assuma seus erros. É natural que os empreendedores (que produzem mais) cometam maior número deles. Tampouco culpe os outros ou invente desculpas. Há causas justificativas, ou não;
i. na dúvida, pergunte! O “fato consumado” desagrada qualquer chefe.
j. transferência para outra guarnição é um paliativo à economia doméstica, porém denota insatisfação com a sua colocação no corpo e desconsideração pela amizade dos companheiros. Seja discreto e participe este intento apenas a seu chefe imediato. Faça por merecer o “concordo” dele.
k. trabalhe concentrado, justifique cada centavo do seu salário, e comprometa-se com a excelência. Se você usou o horário do expediente para atacar as prioridades do chefe, tenha a consciência tranquila do dever cumprido e, durma bem. Sua preocupação não vai resolver problemas funcionais nem alterar rotinas do quartel.
l. seja exemplo, para que possa arrastar seus subordinados em direção ao objetivo, mesmo com o risco, que é inerente à carreira. Liderança se conquista com dedicação, competência profissional e caráter íntegro;
m. seja feliz e orgulhe-se! Você trabalha na instituição de maiores índices de credibilidade e confiabilidade do país, justamente porque tem homens, como você, dispostos a sacrificar a própria vida para mantê-lo soberano.

“A força de nossa Força está calcada na dedicação, no entusiasmo, na disciplina, na lealdade e no patriotismo de soldados, servidores civis e da família verde-oliva. São eles, em última análise, que construíram ontem, prosseguem edificando e mantendo hoje e desenvolverão amanhã o Exército de que tanto nos orgulhamos.”-Gen Albuquerque, Cmt EB

Barão!

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