Batalhão Escola de Comunicações - Barão de Capanema
1.Os
valores morais e espirituais da civilização judaico-cristã expressos na Bíblia
devem nortear os relacionamentos entre
os militares do Batalhão, principalmente entre os indivíduos de círculos
hierárquicos distintos, daí a necessidade de cada comandante conhecer
profundamente seus subordinados, interessando-se por seus anseios e
estimulando-os em suas limitações, no intuito de fazer justiça e de exercer uma
liderança exemplar, de modo a fortalecer os laços de camaradagem nas frações e
despertar a confiança nos chefes imediatos.
2.A
hierarquia e a disciplina não serão
arranhadas sob quaisquer pretextos, por constituírem-se nos pilares da
instituição Exército.
3.A
perseguição do objetivo deve ser
incansável azimute dos procedimentos individuais, pois a vontade do homem em
cumprir sua missão deve ser prevalente aos meios alocados e disponíveis.
4.Todos
os comandantes nos diversos níveis possuem “poder discricionário” que lhes delega a competência para fazer
escolhas e tomar decisões sem a necessidade de justificá-las, no entanto, isso
aumenta-lhes a responsabilidade sobre cada uma delas, exigindo que todas as
decisões sejam precedidas de acurado estudo de situação.
5.
Ao contrário da iniciativa privada, que pode executar tudo que não contrarie a
lei, o serviço público federal habilita seus agentes a só realizarem os
atos e os fatos administrativos expressamente autorizados em documento
normativo. Portanto, os oficiais do Estado Maior/OM e comandantes de SU devem
trazer para os despachos todos os dispositivos legais e atuais que irão amparar
as decisões de comando.
6.As
diretrizes do comandante do Exército, do Comando Militar do Leste (CML), da 1ª
Divisão de Exército (1ªDE) e da GUEs/9ªBda Inf Mtz devem ser do conhecimento de
todos e utilizadas como referência e amparo à argumentação dos mais diversos
documentos expedidos pelo BEsCom. Alguns assuntos são comuns a todas as diretrizes, denotando uma importância extrema atribuída a cada
um deles: ação de comando, segurança na instrução, segurança orgânica,
manutenção do aquartelamento, gestão da informação, ensino continuado e o
cumprimento da missão.
7.
Implantar no BEsCom a seguinte visão
para o futuro: “Tornar-se uma instituição militar de referência na instalação,
na exploração e na manutenção dos sistemas de comunicações empregados no
“comando e controle em combate” do Comando Militar do Leste, da 1ª Divisão de
Exército e da GUEs/9ªBda Inf Mtz.”
8.
Fazer do BEsCom a OM protótipo da 9ªBda
Inf Mtz para gestão por processos e no emprego da inteligência competitiva
para gerir o conhecimento, fornecendo subsídios ao EME para o Programa de
Desenvolvimento da Doutrina da FT (gestão Adm).
9.
Estabelecer contratos de gestão,
para constituírem-se em indicadores de desempenho da OM, que permitirão:
· priorizar
o desenvolvimento da mentalidade de trabalho
em equipe, o espírito de cooperação, a responsabilidade individual e a
vontade de apresentar um trabalho com 100% de perfeição na primeira tentativa;
· estimular
a consolidação do espírito de corpo
entre as diferentes Seç/SU desta OM, por meio do estabelecimento de metas
comuns e ações conjuntas;
· fornecer
a cada militar a noção exata da importância de sua atuação dentro de cada
processo no qual tenha papel
relevante;
· estabelecer
sistemas de controles eficientes que
possibilitem aumento de produtividade e racionalização de custos;
· delegar
competências, atribuir responsabilidades, estabelecer prazos e prioridades,
facilitando o controle sobre o andamento de diversos processos, seus pontos críticos,
necessidades adicionais e dificuldades encontradas, gerando conhecimento a fim de fundamentar as
decisões futuras;
· melhorar
a divisão do trabalho entre os
membros do Batalhão, proporcionando ao comando maior número de oportunidades de
observação e critérios objetivos para a avaliação do desempenho do pessoal;
· aumentar
a segurança orgânica da OM;
· propiciar
a inscrição da OM no programa de
qualidade do governo federal.
10.
Trabalhar sob a inspiração do programa de Gestão pela Qualidade, de modo a
avaliar e, consequentemente, aprimorar continuamente a eficácia da atividade-fim do Batalhão, amparada na atividade-meio,
com ênfase na manutenção das instalações e preservação do patrimônio;
11.
Implantar a forma de expressar a intenção
do comandante usando diretrizes de comando (DC) que serão expedidas segundo
a necessidade de criarem-se projetos, ou alterarem-se rotinas (atividades),
tendo em vista a seguinte filosofia de trabalho: a. pensar grande; b. começar
pequeno; c. crescer rápido.
12.
Participar da inserção da Força na “Era da Informação Digital” por meio da
implementação do sistema de comando e
controle do Exército, ficando em condições de receber o material de
comunicações, a ser adquirido com os recursos previstos no projeto 5375, e
realizar a verificação doutrinária com base nas diretivas do Plano de
Tecnologia da Informação (TI), dentre elas:
a.
criação de um módulo de ação rápida de comunicações para mobiliar uma SU do
BEsCom;
b. aquisição de material de comunicações,
eletrônica e informática para completar o QDMP desta OM;
c. implementação da segurança da informação pelo
uso de placa cripto para rádio HF, na certificação digital para as OM e na
EBNet;
d.
eventual integração do SISCOMIS ao SIPAM, por meio da antena móvel sob
responsabilidade da OM;
e.
modernização e integração dos sistemas tático e estratégico de comunicações,
sob orientação da DMCEI.
13.
Substituir gradualmente, no âmbito do Batalhão, os processos “tramitados em papel” (normalmente via correio, fax e
radiograma), por processos “digitais”.
14. Implementar um Sistema de Informações para
Executivos (SIE) em 2003, visando dar capacidade
de resposta às questões básicas dos serviços da atividade-fim, inicialmente
na Cia EsCom/Bda e na 2ª seção do Btl, que viabilize a gestão por processos e
utilize-se, no mais curto prazo:
a.
do banco de dados relacionais (Datawarehouse) a ser criado para dados
pessoais de nome GIO - gerenciador de
informações organizacionais;
b.
do ProtWeb distribuído pelo DGP e já
funcionando muito bem para despachos rotineiros em várias OM;
c.
do fórum de discussões a ser
disponibilizado na intranet da OM para assuntos doutrinários de Com e Elt;
d.
do correio eletrônico a ser
implantado, usando-se o Outlook Express ou o PAMO, por onde tramitarão os
documentos-propostas, estudos de EM e rascunhos;
e.
da sala de chat para difusão de
informações sem reserva de sigilo, pela internet, sendo acessado de casa, e
aproveitando-se o tempo fora do expediente.
Ainda em fase de estudo na configuração do provedor de acesso e de
segurança.
15.
Empenhar os esforços na recuperação das
instalações do quartel, nas seguintes obras e serviços:
a.
reforma na rede elétrica externa com a substituição de fiação (Relatório de
Vistoria Técnica nº 131, de 27 Nov 00);
b.
substituição de toda a rede de esgoto, exceto a lateral (que fica num trecho da
Alameda FEB), os dutos do esgoto são antigos, de cerâmica;
c.
substituição da rede elétrica do pavilhão de todas as subunidades;
d.
substituição do forro da 3ª Seção e Setor de Pagamento de Pessoal;
e.
restauração do telhado do pavilhão de comando;
f.
substituição das bombas de combustíveis atuais, que são antigas e obsoletas,
por outras modernas, como também do tanque de armazenamento de combustível;
g.
reforma do telhado dos pavilhões da Cia Cmdo e Sv, (sala de informática e
depósitos do encarregado de material/SU);
h.
recuperação das janelas, portas e esquadrias de madeira do pavilhão de comando;
i.
recuperação dos forros dos pavilhões da Cia Es Com/CML e Cia Es Com/DE.
j.
instalação de grades nas janelas e portas das dependências do almoxarifado;
k.
instalação de grades na parte interna das janelas da sala de munições a fim de
melhorar a segurança da mesma; e
l.
levantamento da parede interna existente entre as salas de munição e de tiro.
16. Conselhos úteis-
a.
a apresentação individual causa um primeiro impacto positivo ou negativo;
b.
seja franco e leal quando lhe for dada a oportunidade de expressar-se, porém
seja sensível em ouvir para perceber, no rumo da conversa, a intenção do
interlocutor, evitando constranger ou ser constrangido. Sua crítica terá grande
repercussão se apresentada na forma de sugestão para superarem-se os óbices;
c.
a profissão é sacerdócio, mas a felicidade do homem provém da realização na
vida pessoal, que só será alcançada quando o indivíduo percebe que suas
atitudes têm a aprovação do grupo, e o justo reconhecimento dos chefes. Invista
na otimização do uso do tempo de lazer e no salutar relacionamento do convívio
em família, ainda que as condições salariais sejam, no momento, adversas;
d.
experiência se adquire com tempo, por isso respeite a opinião dos mais velhos,
e tenha cuidado em não tolher a iniciativa do subordinado. Exija a tomada de
decisão dos escalões correspondentes, nas respectivas esferas de atribuição, e
posteriormente, faça a análise-pós-ação;
e.
não desista de seus sonhos. Faça tudo que puder para alcançá-los e não se
envergonhe de pedir ajuda;
f.
seja sempre positivo e não se amargure com o sucesso dos outros, certamente, se
perseverar, a sua oportunidade chegará;
g.
suas reuniões devem ser objetivas e zelar pela eficiência;
h.
assuma seus erros. É natural que os empreendedores (que produzem mais) cometam
maior número deles. Tampouco culpe os outros ou invente desculpas. Há causas
justificativas, ou não;
i.
na dúvida, pergunte! O “fato consumado” desagrada qualquer chefe.
j.
transferência para outra guarnição é um paliativo à economia doméstica, porém
denota insatisfação com a sua colocação no corpo e desconsideração pela amizade
dos companheiros. Seja discreto e participe este intento apenas a seu chefe
imediato. Faça por merecer o “concordo” dele.
k.
trabalhe concentrado, justifique cada centavo do seu salário, e comprometa-se
com a excelência. Se você usou o horário do expediente para atacar as
prioridades do chefe, tenha a consciência tranquila do dever cumprido e, durma
bem. Sua preocupação não vai resolver problemas funcionais nem alterar rotinas
do quartel.
l.
seja exemplo, para que possa arrastar seus subordinados em direção ao objetivo,
mesmo com o risco, que é inerente à carreira. Liderança se conquista com
dedicação, competência profissional e caráter íntegro;
m.
seja feliz e orgulhe-se! Você trabalha na instituição de maiores índices de
credibilidade e confiabilidade do país, justamente porque tem homens, como você,
dispostos a sacrificar a própria vida para mantê-lo soberano.
“A força de nossa Força está
calcada na dedicação, no entusiasmo, na disciplina, na lealdade e no
patriotismo de soldados, servidores civis e da família verde-oliva. São eles,
em última análise, que construíram ontem, prosseguem edificando e mantendo hoje
e desenvolverão amanhã o Exército de que tanto nos orgulhamos.”-Gen
Albuquerque, Cmt EB
Barão!
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