segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Brasil acima de tudo! por Frederico Caldato W.*



". . . A propósito, as pessoas especiais são feitas de carne e osso comum. O que as torna especiais são suas atitudes.

Sinto que vivemos um momento social grave. Eu intimamente temo pelo futuro do nosso país. Não se trata do momento político, ou sequer de tribulações eventuais. Mas o empalidecimento paulatino e continuado dos valores que sustentam uma nação. Irresponsáveis e malfeitores fazem grassar a miséria humana; e boa parte do resto da sociedade assiste estoicamente, como se fosse tudo normal!? Onde é que vamos parar?

E nos quartéis? Na sociedade de hoje, que muito clama pelos direitos, mas não tem nenhum compromisso com os deveres; está cada dia mais difícil sustentar os alicerces da hierarquia e da disciplina. De onde iremos tirar a têmpera dos nossos futuros soldados?

Não consigo compreender como é que uma sociedade, ou parte dela, vira as costas para aqueles que têm a missão de a defender. Somente interesses escusos podem explicar a orquestração que se faz contra as Forças Armadas, no Brasil. Não obstante essa ameaça, confio no Exército de Caxias e tenho a certeza de que ele não é subserviente a interesses menores. Não é e nem será um coletivo de acanhados. Quando for necessário e oportuno - tenho fé! - a tropa verde-oliva
entregará à sociedade a resposta que ela precisa e merece . . ."

Sem falsa modéstia, ou afetação, entendo que somos os guardiões dos tesouros intangíveis da pátria. Quando juramos defendê-la com o sacrifício da própria vida, sabíamos da existência do inimigo interno. Sejamos coerentes e conscientes, agora. Convido-os a uma reflexão, isenta e com serenidade; mas não percamos o foco.

Naquele dia, minha fala se encerrou assim:

" . . . Quando digo: Brasil acima de tudo! olho para o alto e pressinto as mãos do CRIADOR. A ELE agradeço incondicionalmente esta aventura, e todas as venturas de que sou credor.

Finalmente me cabe dizer:

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei minha fé! (TIMÓTEO 4:7)

Muito obrigado!"

Wutke 
*(Coronel de Comunicações R1, da Turma de 1980)

(recebido por e-mail em 25/10/14, com o título Momento grave - para reflexão)

Nenhum comentário: