https://arxiv.org/abs/1808.02784
(Enviado em 8 de agosto de 2018)
A Internet oferece aos alunos uma oportunidade única de conectar e manter laços sociais com colegas de outras escolas, independentemente de quão distantes eles sejam uns dos outros. No entanto, pouco se sabe sobre a estrutura real de tais relacionamentos online. Neste artigo, investigamos a estrutura da amizade interescolar em um site de rede social popular. Utilizamos dados de 36.951 estudantes de 590 escolas de uma grande cidade europeia. Nós achamos que a probabilidade de um laço de amizade entre estudantes de escolas vizinhas é alta e que diminui com a distância entre escolas seguindo a lei de poder. Também descobrimos que os alunos têm mais probabilidade de estar conectados se os resultados educacionais de suas escolas forem semelhantes. Mostramos que esse fato não é consequência da segregação residencial. Embora as escolas de alto e baixo desempenho estejam distribuídas uniformemente por toda a cidade, esse não é o caso do espaço digital, onde as escolas acabam sendo segregadas por resultados educacionais. Não há correlação significativa entre os resultados educacionais de uma escola e seus vizinhos geográficos; no entanto, existe uma forte correlação entre os resultados educacionais de uma escola e seus vizinhos digitais. Esses resultados desafiam a suposição comum de que a Internet é um espaço sem fronteiras e pode ter implicações importantes para a compreensão da desigualdade educacional na era digital.
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