sexta-feira, 27 de outubro de 2017

DIMENSÃO INFORMACIONAL DO SINFOTER, por AACallai

(Ensaio de 2015 na preparação de normas para regulamentar o Sistema de Informações Operacionais Terrestre - SINFOTER)

Dimensão Informacional é o conjunto de indivíduos, organizações e sistemas que são utilizados para coletar, processar, disseminar, ou agir sobre a informação. Incluem tomadores de decisão, indivíduos e organizações. Os recursos incluem os materiais e sistemas utilizados para obter, analisar, aplicar ou divulgar informações. Os decisores e sistemas automatizados a utilizam para observar, orientar, decidir e agir (OODA) de acordo com as informações, sendo, portanto, o principal ambiente de tomada de decisão. Busca-se normatizar os processos de interação e integração, determinando coordenações na dimensão informacional e suas perspectivas física, cognitiva e lógica, que garantam o funcionamento eficaz do SINFOTER.

1.  PERSPECTIVA COGNITIVA

O SINFOTER deve permitir ao comandante adquirir e manter o adequado nível de consciência situacional (CS) para a tomada de decisões oportunas, nas diversas circunstâncias do ambiente operacional, para a expedição de ordens e para o controle da execução destas, por intermédio do seu estado-maior. Destaca-se a relevância do entendimento da situação pela autoridade, muito influenciado pela própria experiência de combate e do emprego dos recursos tecnológicos, porque CS é o cenário mental, que conjuga fatores de tempo e de espaço reais, na mente do decisor.

Fig. 1 – Representação do ciclo da informação operacional     Fonte: 4ª SCh/COTER

2.     PERSPECTIVA LÓGICA
O papel a ser desempenhado pelos softwares da Família de Aplicativos de Comando e Controle da F Ter (FAC2/FTer) processando as informações tramitadas no Sistema de Comunicações do Exército (SICOMEx) será primordial para o domínio da dimensão informacional do SINFOTER, propiciando o acompanhamento das operações pelos diversos comandos desdobrados e de seus elementos subordinados, até dois escalões abaixo, para eficácia do comando e controle. Quando estas operações ocorrerem em ambiente interagências, a necessária coordenação das operações será proporcionada pelo software “integrador” junto às agências nas esferas municipal, estadual e federal, contribuinte da FAC2/FTer no nível correspondente.
Fig. 2 - Visão da perspectiva lógica com foco no Cmt                 Fonte: o autor

3.     PERSPECTIVA FÍSICA
O Sistema de Tecnologia da Informação do Exército – SITIEx – possibilitará que o conhecimento obtido pelo SINFOTER seja cifrado e transmitido, entre os Centros de Operações (COp) e Centros de Coordenação das Operações (CCOp), usando modernos e seguros protocolos de dados para divulgação em tela comum de situação (common picture) nos CCOT e no CC2FTer no QGEx em Brasília.
Fig. 3 - Perspectiva física de emprego do software integrador                   Fonte: CDS

Nenhum comentário: