domingo, 25 de junho de 2017

Alocução do aluno mais antigo do CCOM/ESAO de 1991



Sr TC Meirelles, instrutor-chefe do CCOM/ESAO, Srs Majores, Cap Instrutores, Senhoras e Senhores.

No dia 15 de fevereiro deste ano, o Curso de Comunicações da EsAO, na pessoa de seu Instrutor-Chefe, o Sr TC Meirelles, nos apresentou nesta mesma sala, os melhores votos de "Boas Vindas" e algumas diretrizes específicas da Arma.




Naquela oportunidade, sua auspiciosa tarefa de treinar conosco o exercício do comando, habilitando-nos a exercer as funções de oficial superior, pareceu-me inatingível em virtude das poucas exigências por ela formuladas: “Brio profissional, lealdade, coerência e competência”. Nessa ocasião, sentíamos grande prazer em rever os amigos e em estabelecer nova amizades, particularmente com os oficiais das Nações Amigas. Havia no ar uma natural apreensão causada pelo desconhecimento das atividades a que nos submeteriam, e porque cada um de nós deixava de ser o capitão “fulano de tal”, para assumir o papel de simples aluno, dentre os 319 matriculados para o Aperfeiçoamento em 1991.




De lá, para cá, muita coisa aconteceu!




Poderia desfraldar um imenso rol de números, de cada uma das 1600 horas/aula, nas 40 semanas de instrução, a fim de satisfazer a curiosidade estatística e dimensionar aos psicólogos o tipo de “stress” por nós enfrentado. Porém, não o faço, porque ninguém melhor que os nossos familiares para testemunharem que agimos com brio profissional, cada qual fazendo o que deveria ser feito. Houve sacrifícios e palavras que jamais serão esquecidas:




-”Agora não, que o papai está estudando”




-”Só vamos jantar fora querida, quando sair o pagamento”.




Estamos certos de que todos os integrantes do curso, na esfera de suas atribuições, igualmente se sacrificaram. Seja na preparação, seja na execução dos trabalhos escolares foi notória a vontade de se fazer bem feito, apesar das restrições de recursos por que passou a Força neste ano.




A despeito destas dificuldades, procuramos com lealdade aos nossos superiores e companheiros, atingir os objetivos a que nos propusemos. O ambiente salutar que aqui encontramos, junto com a camaradagem estabelecida por todos, orientou o esforço a ser despendido e hoje somos vencedores.




Não somente por sabermos agora a doutrina de emprego da Guerra Eletrônica e das Comunicações nas Operações Aeromóveis, mas principalmente porque, da prática da persuasão, desenvolvida nas discussões em grupo, nasceu um novo capitão, mais confiante em si mesmo e que não tem medo de ideias. Tem coerência naquilo que pensa e no que faz, crê no futuro do Exército e da Nação brasileira, e procura colocar o nome das Comunicações no lugar que lhe é devido.




Estejam certos, senhoras e senhores, que o Hollywood colocado em nosso bolso, representa a almejada competência, atingida pela maturidade profissional que ora desfrutamos. O Exército espera muito de cada um de nós e não vamos pois, nos furtar a essa responsabilidade: a de conduzir homens, com dignidade e respeito, aos objetivos estipulados, até com o sacrifício da vida. Essa atitude de brio, exige lealdade, pois nem sempre os objetivos coletivos coincidem com os individuais. A coerência é uma condição para a liderança militar, como também o é, a competência.




Está claro, Sr TC Meirelles, que sua exigência, na primeira reunião do ano, que me pareceu a princípio singela, é na verdade o azimute que norteará as nossas carreiras, por mais diversificadas que sejam a partir de hoje. Peço a Deus que nos dê a mesma humildade e ponderação ao repassarmos estes ensinamentos a nossos subordinados.




Finalizo agradecendo a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que o “grande dia” acontecesse. É chegada a hora da despedida, quando todos nós nos colocamos à disposição do CCom/EsAO, ciente de que poucos terão a honra de recebê-los em suas Unidades no próximo ano. Contem com nosso respeito e admiração. Aos oficiais das Nações Amigas, votos de feliz regresso e que o Criador permita se utilizarem dos conhecimentos aqui adquiridos exclusivamente para fins de exercícios. Suas experiências, com certeza muito acrescentaram em nosso aperfeiçoamento. Aos companheiros da turma de 1991, desejo as bênçãos do Senhor em suas vidas, junto a seus familiares, na esperança de cruzarmos antenas dentro em breve.




Sejam felizes!

Alairto A Callai Cap Com Tu 80

Nenhum comentário: