segunda-feira, 14 de maio de 2018

Estudo sobre Portais Públicos como fontes confiáveis para emprego em Inteligência de Fontes Abertas- Eduardo Moresi


Sistemas de Informação: Prestadores Operações de DOU, ComprasNet, Informação de Serviço Portal da Transparência. Internet Indústria Redes Outras Sociais Fontes Comunicação Organizacional Planejamento de Op Info Projeto: Operações de Inteligência de Contra- Informação para apoiar as Fontes Abertas Inteligência prevenção à fraude Estratégia Organização.

Contexto: ◦ O vertiginoso crescimento de informações publicadas na Internet. ◦ O governo tem a possibilidade de relacionar as informações abertas com os seus próprios bancos de dados. ◦ A grande vantagem das fontes abertas é o alto grau de oportunidade e o baixo custo para obtê-las.
Contexto: ◦ A Inteligência de Fontes Abertas é produzida a partir de informações disponíveis livremente, que são coletadas, processadas, analisadas e disseminadas tempestivamente, em formato adequado visando atender as necessidades de inteligência de tomadores de decisão nos diversos níveis organizacionais.

É definida como a inteligência produzida a partir de informações obtidas de forma legal, da observação direta e não clandestina de aspectos políticos, sociais, legais e econômicos da vida interna de outros países ou alvos específicos, do monitoramento da mídia, da aquisição legal de livros e revistas especializadas de caráter técnico-científico, etc.
Novos Produtos Novas Ações dasTecnologias Empresas 80% - 90% de toda a informação é de domínio público Novas Novos Legislações Mercados Mudanças no Mercado.

O grande volume de informações publicadas por diversas fontes, públicas e privadas, aliado ao acesso direto facilitado pela Internet, traz alguns entraves: ◦ a quantidade exagerada e a eventual qualidade duvidosa da informação; ◦ a falta de confiabilidade da fonte; ◦ o uso de medidas ativas de contra-espionagem (desinformação).

O Governo, particularmente, a esfera Federal publica grandes quantidades de informação. Trata-se de informações abertas e confiáveis que podem ser utilizadas para atender uma grande diversidade de necessidades de informação. 
www.ibge.gov.br; www.comprasnet.gov.br; radarcomercial.desenvolvimento.gov.br; www.portaldatransparencia.gov.br; www.senado.gov.br/portal/page/portal/orçamentosenado/SigaBrasil

Conclusão: A revolução da informação ocorrida nos últimos vinte anos resultou em um aumento de publicação de informações em domínio público. Atualmente, a quantidade de fontes abertas de informação para uso da área de inteligência é grande e expande rapidamente. A utilização de fontes abertas traz a vantagem dos custos diretos e indiretos na obtenção de informações. A OSINT pode produzir resultados de alto valor para organizações públicas e privadas.

Trabalhos em andamento: ◦ Robô para coleta e processamento automático de informações sobre compras do Governo Federal publicadas no ComprasNet – Atas de Pregões, Adjudicação, Extratos de Contratos, Editais de Licitação. ◦ Robô para extração e processamento automático de informações publicadas no Diário Oficial da União. ◦ Robô para extração e processamento automático de informações sobre despesas de Órgãos Federais publicadas no Portal da Transparência (Notas de Empenho). ◦ cruzamento de informações publicadas no Diário Oficial da União e ComprasNet.

moresi@ucb.br http://www.del.icio.us/moresihttp://www.slideshare.net/moresi
Estudo sobre Portais Públicos como fontes confiáveis paraemprego em Inteligência de Fontes Abertas Prof Dr Eduardo Moresi Coordenador do Laboratório de Cibernética e Inteligência moresi@ucb.br Dr Gilson Libório Diretor de Informações Estratégicas – SPCI - CGU liborio@cgu.gov.br Prof MSc Wesley Vaz Silva Auditor do TCU wvaz@ucb.br
Ambiente Informacional -Decisões -Políticas Legais -Mídia